sexta-feira, 4 de junho de 2010

A EMIGRAÇÃO

Como estamos a estudar este tema, lemos este texto do manual de Língua Portuguesa:
..

. Os caminhos da minha vida

Eu nasci na Aldeia Velha
Entre rochas de granito.
Na montanha, o horizonte
era azul e infinito.

As águias faziam ninho
no cocuruto da serra
mas voavam para longe,
não sei bem para que terra.

Eu sonhava ter também
Grandes asas para voar.
Voei, a primeira vez,
Quando parti para estudar.

Fui à escola numa vila
e nos livros aprendi
que o mundo é muito maior
que os horizontes que eu vi.

Cresci e fui para a cidade,
Para lá fui trabalhar
Mas nem aí eu parei
pois resolvi emigrar.

Fui para as vinhas de França,
As fábricas de Alemanha,
As obras de Luxemburgo,
Limpei as praias de Espanha.

Depois dei a volta ao mundo
Num navio do Japão.
Hoje é da terra inteira
Que me sinto cidadão.

Voltei para a minha aldeia
entre rochas de granito.
Seu horizonte é azul
mas já não é infinito.

Luísa Ducla Soares

Sem comentários: