segunda-feira, 8 de junho de 2009

O GRANDE CONTINENTE AZUL

Eu sou a água do mar,
a água de todos os mares,
a água azul, verde ou cinzenta
que liga os continentes,
as ilhas, as línguas de terra
onde o trigo cresce,
onde os pássaros fazem ninho,
onde as cidades despertam,
onde as mãos amassam o pão,
onde as plantas e as pedras
se casam em manhãs de sol
quando chega a Primavera.
...
Por cima da minha cabeça
está o céu e quem diz o céu
diz a noite e o dia,
diz a manhã e a tarde,
o lençol de nuvens
que guarda a chuva,
o vento e a geada.
...
Sou habitada pelos peixes,
que são os meus melhores amigos,
os pequenos cavaleiros das ondas
que viajam comigo
até às praias, até às baías,
e voltam comigo para o fundo,
enfeitados de algas e corais.
...
Gosto dos peixes
e eles gostam de mim
como só os peixes sabem gostar,
batendo as pequenas barbatanas
quando estão contentes,
quando querem que se saiba
que estão felizes.
...
Eu sou a água do mar,
a água de todos os mares,
dos oceanos imensos
ou dos pequenos mares quietos
onde o sal é tanto
que faz arder os olhos
só de olharmos para eles.
...
José Jorge Letria

Sem comentários: